Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2007

O Resgate da Dignidade


E ninguém cala esse nosso amor...




Desde o início dos anos 2000, o Botafogo flertou com o rebaixamento para a segundona. Campanhas desastrosas foram realizadas em 1999 (onde o clube escapou graças a pontos conquistados no STJD devido ao "Caso Sandro Hiroshi"), 2000, 2001 e por fim veio o rebaixamento em 2002. Times fraquíssimos, sálarios atrasados, má gestão administrativa, baixíssima média de público nos estádios marcaram esse período negrio da história do Glorioso.
No Carioca, foi eliminado diversas vezes na primeira fase pelo Americano de Campos, o que criou por parte dos rivais o sugestivo apelido de: A quinta força do Rio!
Após a queda para a série B terminou a gestão do então presidente Mauro Ney Palmeiro. O substituto era Bebeto de Freitas, que chegou e efetivou Levir Culpi para ser o técnico botafoguense. O clube estava afundado em dívidas, com jogadores de empresários nas divisões de base, sem um lugar para treinar, sem patrocínios, sem um estádio que suportasse toda a sua torcida e com jogadores pedindo para não atuar mais pelo clube devido aos salários atrasados. O Botafogo reestruturou o clube, pagou parte das dívidas, assinou com dois patrocinadores, construiu arquibancadas móveis e fez do Caio Martins um verdadeiro Caldeirão Alvi Negro. A boa administração de Bebeto e as boas indicações de Levir levaram o Botafogo a montar um time competitivo e barato, e a partir daí todos já sabem, o Botafogo brilhou na série B e retornou à elite junto com o Palmeiras. Após a subida não foi bem no brasileirão mas manteve a organização e fez um bom campeonato no ano seguinte. Em 2006 venceu a Taça Guanabara e foi campeão carioca sob o comando de Carlos Roberto. Hoje o time é lider do Brasileirão e vive uma verdadeira lua-de-mel com a torcida. Estive no Caio Martins e conversei com Tulio e Max, os unicos remanescentes da campanha vitoriosa e da volta por cima. Eles falaram sobre a diferença entre os dois momentos vividos dentro do clube e analisaram a atual fase do time com a torcida. Confira as entrevistas!





Blog do Garça: A que você atribui o sucesso na série B?

Túlio: Eu atribuo ao trabalho do Levir principalmente. O Levir é um cara que soube ter paciência, porque no campeonato carioca nós fomos mal e ele sabia que era time que ainda estava em formação e não poderia cobrar exageradamente. Até no inicio da série B foi difícil, mas quando engrenou não parou mais.

Max: Foi a união. O clube se encontrava num momento difícil. O Bebeto conseguiu montar um grupo que pudesse abraçar a idéia dele. Tivemos muitos problemas: falta d' água, sem energia, companheiros sem condições de ir pro treino pegando carona com outro... e isso tudo foi superado com muito empenho e muita união.

B.G.: Como você classifica a participação da torcida durante a série B?

T: Foi fantástico! Em 2005 eu até me decepcionei com a torcida do Botafogo um pouco porque o que eu vi em 2003 foi o máximo... o apoio que deram. Colocaram aquelas arquibancadas móveis e todo jogo era lotado, podia ser contra time de menor expressão ou clássico que todo jogo era casa cheia. Aí em 2005 que a gente liderou o campeonato até a décima rodada e a torcida não ia... não sei porque, talvez porque a gente tava jogando na Ilha do Governador, foi alguma coisa assim porque não ia a torcida. E a impressão que a torcida deixou pra mim em 2003 foi essa que é hoje: a torcida fazendo a festa todo jogo.

M: Foi o 12º jogador. O Caio Martins era uma pressão enorme, o nosso caldeirão. Perdemos poucas partidas aqui dentro e jogávamos com uma garra tremenda pois sabiamos que a torcida jogava junto com a gente.

B.G.: Você acha que o Botafogo resgatou a dignidade e se firmou novamente como um dos grandes do futebol brasileiro?
T: Eu acho que em 2003 começamos. Não só o Botafogo como o Palmeiras, resgatou a dignidade e a alma de ser um time grande. Além de ter servido de lição pra moralizar o futebol... dois times grande caindo e voltando por pernas próprias à série A.
M: Com certeza, desde que subimos conseguimos resgatar a dignidade e fizemos tudo pro Botafogo estar de volta aí....de volta a mídia. O Botafogo é um dos maiores clubes do século FIFA. Hoje é um clube bastante respeitado, é o clube a ser batido.
B.G.: E hoje? Como vocês veêm a lua-de-mel do time com a torcida?
T: Essa fase não é passageira. A maior demonstração que nós tivemos é a forma como o Botafogo foi recebido lá em Brasília, parecia a seleção brasileira, sem brincadeira... Nunca vi um negócio daquele e até outros jogadores aqui que já jogaram em times grandes de São Paulo ou no Cruzeiro nunca tiveram uma recepção tão grande como aquela em uma cidade de fora.
M: Isto se deve a entrega do time. O torcedor está indo pro estádio e tá vendo que o grupo tá se dedicando, dando tudo mesmo pra poder conquistar as vitórias. Torcedor gosta disso, que você ao campo e honre a camisa que está vestindo e por isso que tá tendo essa lua-de-mel, essa musiquinha, esperamos que fique um bom tempo assim, esse ambiente maravilhoso de trabalho mas pra isso temos que dar o nosso máximo dentro de campo.


Em homenagem à boa fase do Botafogo serão sorteados dois DVD's : "O Resgate da Dignidade", que mostra a campanha vitoriosa rumo a série A, com vídeos gravados pelos próprios jogadores com histórias muito engraçadas e emocionantes.
Para ganhar basta mandar um e-mail para: rarafael@gmail.com com uma rima sobre o Botafogo e a volta por cima. As duas rimas mais criativas ganham um DVD com dedicatória e autógrafo de Max e Túlio, um dos heróis daquela conquista.
O resultado sai em duas semanas.

10 comentários:

Anônimo disse...

concordo com os 2 jogadores;a permanência de LEVIR CUPER foi muito importante prá "reconstrução" do elenco.além disso, tanto MAX quanto TÚLIO foram importantíssimos nesta campanha....e outro mérito;o BOTAFOGO saiu da segundona nos resultados e não no tapetão...abs

Anônimo disse...

BOA LEMBRANÇA; O FOGÃO VOLTOU PRÁ "ELITE" PELOS SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS...ABS...

Anônimo disse...

EXCELENTE MATÉRIA.PARABÉNS.

Anônimo disse...

GOSTARIA MUITO DE GANHAR ESTE DVD; TENTEI ENTRAR E N�O CONSEGUI.ACHO QUE AGORA VAI .PARAB�NS PELO BLOG.

Anônimo disse...

vamos lá botafoguenses,comentem sobre nosso time...

Anônimo disse...

LI,GOSTEI E QUERO GANHAR ESTE DVD....VALEU.BOA SORTE.

Anônimo disse...

estavamos precisando de um espaço desse .vá em frente.RUY de ICARAI

Anônimo disse...

Dá - lhe Tulio, o Deus da Raça do FogãO!!!!!!

Anônimo disse...

QUANDO SAI O DVD?....TÚLIO MERECE UM.ABS...

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Google