Desde o início dos anos 2000, o Botafogo flertou com o rebaixamento para a segundona. Campanhas desastrosas foram realizadas em 1999 (onde o clube escapou graças a pontos conquistados no STJD devido ao "Caso Sandro Hiroshi"), 2000, 2001 e por fim veio o rebaixamento em 2002. Times fraquíssimos, sálarios atrasados, má gestão administrativa, baixíssima média de público nos estádios marcaram esse período negrio da história do Glorioso.
No Carioca, foi eliminado diversas vezes na primeira fase pelo Americano de Campos, o que criou por parte dos rivais o sugestivo apelido de: A quinta força do Rio!
Após a queda para a série B terminou a gestão do então presidente Mauro Ney Palmeiro. O substituto era Bebeto de Freitas, que chegou e efetivou Levir Culpi para ser o técnico botafoguense. O clube estava afundado em dívidas, com jogadores de empresários nas divisões de base, sem um lugar para treinar, sem patrocínios, sem um estádio que suportasse toda a sua torcida e com jogadores pedindo para não atuar mais pelo clube devido aos salários atrasados. O Botafogo reestruturou o clube, pagou parte das dívidas, assinou com dois patrocinadores, construiu arquibancadas móveis e fez do Caio Martins um verdadeiro Caldeirão Alvi Negro. A boa administração de Bebeto e as boas indicações de Levir levaram o Botafogo a montar um time competitivo e barato, e a partir daí todos já sabem, o Botafogo brilhou na série B e retornou à elite junto com o Palmeiras. Após a subida não foi bem no brasileirão mas manteve a organização e fez um bom campeonato no ano seguinte. Em 2006 venceu a Taça Guanabara e foi campeão carioca sob o comando de Carlos Roberto. Hoje o time é lider do Brasileirão e vive uma verdadeira lua-de-mel com a torcida. Estive no Caio Martins e conversei com Tulio e Max, os unicos remanescentes da campanha vitoriosa e da volta por cima. Eles falaram sobre a diferença entre os dois momentos vividos dentro do clube e analisaram a atual fase do time com a torcida. Confira as entrevistas!
Blog do Garça: A que você atribui o sucesso na série B?
Túlio: Eu atribuo ao trabalho do Levir principalmente. O Levir é um cara que soube ter paciência, porque no campeonato carioca nós fomos mal e ele sabia que era time que ainda estava em formação e não poderia cobrar exageradamente. Até no inicio da série B foi difícil, mas quando engrenou não parou mais.
Max: Foi a união. O clube se encontrava num momento difícil. O Bebeto conseguiu montar um grupo que pudesse abraçar a idéia dele. Tivemos muitos problemas: falta d' água, sem energia, companheiros sem condições de ir pro treino pegando carona com outro... e isso tudo foi superado com muito empenho e muita união.
B.G.: Como você classifica a participação da torcida durante a série B?
T: Foi fantástico! Em 2005 eu até me decepcionei com a torcida do Botafogo um pouco porque o que eu vi em 2003 foi o máximo... o apoio que deram. Colocaram aquelas arquibancadas móveis e todo jogo era lotado, podia ser contra time de menor expressão ou clássico que todo jogo era casa cheia. Aí em 2005 que a gente liderou o campeonato até a décima rodada e a torcida não ia... não sei porque, talvez porque a gente tava jogando na Ilha do Governador, foi alguma coisa assim porque não ia a torcida. E a impressão que a torcida deixou pra mim em 2003 foi essa que é hoje: a torcida fazendo a festa todo jogo.
M: Foi o 12º jogador. O Caio Martins era uma pressão enorme, o nosso caldeirão. Perdemos poucas partidas aqui dentro e jogávamos com uma garra tremenda pois sabiamos que a torcida jogava junto com a gente.
10 comentários:
concordo com os 2 jogadores;a permanência de LEVIR CUPER foi muito importante prá "reconstrução" do elenco.além disso, tanto MAX quanto TÚLIO foram importantíssimos nesta campanha....e outro mérito;o BOTAFOGO saiu da segundona nos resultados e não no tapetão...abs
BOA LEMBRANÇA; O FOGÃO VOLTOU PRÁ "ELITE" PELOS SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS...ABS...
EXCELENTE MATÉRIA.PARABÉNS.
GOSTARIA MUITO DE GANHAR ESTE DVD; TENTEI ENTRAR E N�O CONSEGUI.ACHO QUE AGORA VAI .PARAB�NS PELO BLOG.
vamos lá botafoguenses,comentem sobre nosso time...
LI,GOSTEI E QUERO GANHAR ESTE DVD....VALEU.BOA SORTE.
estavamos precisando de um espaço desse .vá em frente.RUY de ICARAI
Dá - lhe Tulio, o Deus da Raça do FogãO!!!!!!
QUANDO SAI O DVD?....TÚLIO MERECE UM.ABS...
o que eu estava procurando, obrigado
Postar um comentário