Está ficando insustentável a permanência do cargo do técnico Ney Franco no Flamengo. O time completou oito partidas sem vitórias e a torcida perdeu de vez a paciência com o treinador, invadiram a Gávea para protestar e pedir a saída do técnico além de picharem os muros do clube com as frases: _Fora Ney Franco! Incompetente!
Ney Franco é tido pela maioria da crônica esportiva como um dos grandes treinadores da nova geração, seu trabalho quase nunca é questionado pela diretoria e ele está sempre com a aparência de "dever cumprido". Ney é tem a fama de pé quente, pois desde que chegou à Gávea faturou o título da Copa do Brasil, que o clube não vencia desde 1992, a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca de 2007.
Deixei de lado minha implicância com o treinador e analisei friamente seu trabalho à frente do rubro-negro. Ele chegou ao Fla no meio do ano passado após Waldemar Lemos ser dispensado por "exigir" reforços da diretoria e não concordar com certas pressões que vinha sofrendo na escalação do time. Pois bem, Ney Franco chegou, treinou o time na paralisação que houve durante a Copa do Mundo, e dirigiu o time já nas duas partidas finais contra o Vasco, utilizando o esquema 3-6-1. Flamengo Campeão da Copa do Brasil 2006!
No campeonato Brasileiro o time se revezava entra a zona de rabaixamento e a zona intermediária da tabela. Ney dizia que como o Fla já estava na Libertadores não tinha mais aspirações no campeonato (e o título, de que vale?) e o Flamengo terminou a competição nacional no meio da tebela.
Em 2007 a diretoria deu carta branca ao treinador que dispensou Luizão, Fernando, Sávio, Júnior, Vinicius Pacheco, Fellype Gabriel, Jajá, Rodrigo, Ramirez, Peralta, entre outros... e contratou somente reforços indicados por ele: Irineu era o primeiro zagueiro de uma lista de três nomes que ele preparou (imagina o terceiro!), Moisés foi outro que veio a seu pedido, Gérson Magrão que, segundo Ney, era melhor que Fred nas categorias de base do América Mineiro veio por empréstimo junto ao Feynoord, Leonardo (o "cracaço" que veio do Paraná) além de Juninho Paulista e muitas outras indicações do treinador.
O Flamengo teve um bom inicio de temporada razoável e foi campeão da Taça Guanabara graças a uma inesperada derrota do Botafogo pro Boavista em Saquarema, ganhando assim o direito de estar na final da competição. A Taça Rio foi desastrosa e o clube foi eliminado na primeira fase, veio então a final contra o Botafogo e o Flamengo foi campeão, num jogo em que o Botafogo foi claramente prejudicado.
Na Taça Libertadores o Flamengo se classificou em primeiro num grupo que tinha, além do Paraná, os desconhecidos Maracaibo e Potosí. Veio a fase eliminatória e o Flamengo levou um sapeca-iá-iá de 3 a 0 no Uruguai, num jogo que foi marcado por Juninho Paulista ter ganho a vaga no grito e ney optar por Salino compondo o setor... resultado: aquele baile que todos viram! No Maracanã o Fla bem que tentou mas foi impossivel recuperar os gols sofridos.
Agora está ai o campeonato brasileiro, o Fla dispensou Roni, trocou Claiton (o primeiro "grande" reforço) por Cristian e contratou Roger, Ibson e o primo do Messi. O time está na lanterna do campeonato com um treinador que já está a mais de um ano (eu disse um ano) a frente da equipe. E quem vê o Flamengo jogar vê que o time não tem padrão tático, não tem uma jogada ensaiada... só se vê o time se defendendo com três zagueiros e três volantes com os alas atacando feito índios, um atacante paradão lá na frente e Renato Augusto que se vire no meio campo pra criar alguma coisa.
Ney Franco e a 'República do Pão de Queijo' que ilustram o blog na foto lá de cima não disseram a que vieram, à exceção do goleiro Bruno que fez ótimas partidas. No fim das contas fracasso total nas contratações, isso sem falar nos "falecidos" conterrâneos Walter Minhoca e Diego Silva...sucesso total na Gávea!
Alguma coisa tem que ser feita já" Ou vão esperar as últimas rodadas do Brasileirão e convocar o mago Joel Santana, o violino Carlinhos, o tromba Andrade ou o capita Carlos Alberto Torres??