Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

O ELENCO 2008 – PARA CONQUISTAR A AMÉRICA!
Nobres tricolores
É com grande honra que volto a este espaço após uma vitória absoluta sobre o rival Flamengo, num domingo iluminado no Maracanã, um 2 x0 sem grandes percalços, onde o time atuou com raça, determinação e sabendo explorar os pontos falhos do adversário. Mas, no final ecoou a pergunta que ficou sem resposta em 2007: por que não jogamos sempre assim? Por que perdemos pontos para Náutico, Juventude, Paraná, Figueirense, Atlético-MG e Corinthians, que estão entre os piores times do torneio?
Deixemos os questionamentos e o regozijo da vitória momentaneamente de lado, porque o assunto da coluna é outro.
Na anterior, falávamos da importância da montagem do elenco para 2008. O início do próximo ano será o mais importante dos últimos tempos, porque a equipe tem que entrar para ganhar o Estadual (o Flamengo agora tem apenas 1 título a menos que o Flu) e fazer uma grande campanha na Taça Libertadores da América, se possível coroada com o título. Na nossa última disputa da Libertadores, em 1985, a soma de um elenco desacostumado com torneios daquele calibre com o azar de pegar dois times argentinos “tinindo”, Argentino Juniors e Ferrocarril Oeste, resultou numa precoce saída do torneio ainda na primeira fase, frustrando a imensa torcida tricolor, que, naquela época, estava acostumada com títulos consecutivos e esperava mais de uma equipe vencedora que contava com Paulo Victor, Ricardo Gomes, Branco, Deley e Assis, dentre outros.
Vamos aqui fazer uma breve análise do elenco 2007 do Fluminense, expor aos amigos do blog o que vem se comentando dentro do clube em termos de reforços e, no final, com a ajuda da opinião dos amigos, dar o veredicto: quem deve vestir a camisa tricolor para o importantíssimo ano de 2008?
Algumas observações:
No item “O que se fala no clube”, vamos comentar as conversas dos bastidores tricolores e o que se especula em termos de elenco;
No item “Quem o clube quer contratar”, vamos nos ater exclusivamente aos nomes que a Diretoria já anunciou interesse;
No item “Quem o Conde Fidalgo gostaria de ver”, estão as preferências do colunista; entendam, não adianta colocar Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Henry e jogadores do mesmo naipe, que seriam contratações inviáveis no momento.

Goleiros – Problemas à vista !
A inadmissível presença de Fernando Henrique como titular, mesmo com a sua larga série histórica de frangos, entregadas e saídas equivocadas do gol (na outra encarnação, nosso frangote deve ter sido boxer, porque ele soca todas, quando acerta), se transforma num risco que não precisaríamos correr. O mais impressionante é a mídia que esse fraquíssimo goleiro possui, graças ao “trabalho’ incessante do seu procurador Richard Alda, onde, mesmo quando falha, sua atuação aparece no jornal “nota 7. fez defesas importantes, mas no gol nada pode fazer”. A cena do jogo contra o Paraná, onde, sendo chacoteado pela torcida paranista com os gritos (justos) de frangueiro, fazia sinais com as mãos para que o coro aumentasse, demonstram a marra, falta de técnica e empáfia que não condizem com um goleiro titular para o clube. Sabem aquela bola decisiva? Pois é, o Fernando Henrique é aquele goleiro que não vai defender...
Temos até um goleiro de grande potencial no banco, mas que até hoje não “estreou” no clube. Diego foi por 2 anos consecutivos o melhor goleiro do Brasil, tendo sido destaque absoluto do Atlético-PR, vice da Libertadores para o São Paulo. Chegou no Flu e foi mal, falhando em vários jogos – na verdade, sua maior falha foi ter permitido que o Fernando Henrique voltasse a ser titular. Teve duas contusões sérias para um goleiro e não vem tendo oportunidades depois da segunda. Na fase intermediária do campeonato, quando FH se machucou, o Renato preferiu o Ricardo Berna. É um produto em baixa no clube.
Quanto ao Ricardo Berna, é esforçado, parece ser tricolor, mas não dá para pensar em utilizá-lo como titular ou reserva imediato. É um ótimo terceiro goleiro.
O que se fala no clube: após mais um frango contra o Paraná, o Renato Gaúcho falou “ano que vem na Libertadores, é FH e mais dez”; apesar de sabermos ser mais um factóide do Renato, a declaração é temerosa, pois denota proteção excessiva a um frangueiro de marca maior. Hoje, infelizmente, FH é o goleiro titular para o ano que vem. Quanto ao Diego, dificilmente fica, pois tem salário na faixa de R$100 mil e contrato longo – deve ser usado como moeda de troca. O Berna deve ficar.
Quem o clube quer contratar: o empresário do goleiro Cássio do Vasco tem ligado constantemente, procurando encaixar esse goleiro no Flu, que tentou contratá-lo no início do ano. Pode pintar como opção, se o Diego sair.
Quem o Conde Fidalgo gostaria de ver: o goleiro Felipe do Corinthians agarra muito e é uma das maiores revelações do campeonato - somente por causa dele o time paulista não está atrás do Juventude. Seria o número 1 ideal, com o Diego de reserva. Negociem o FH enquanto ainda há alguma alma na face da terra que acha que ele é goleiro.
Lateral-Direito – Estamos bem servidos
A contratação do Gabriel foi uma bola dentro, pois é jovem, tem habilidade e se identificou com o clube. Se jogar muito e a imprensa começar a encher a sua bola constantemente, terá que ser vigiado para não se acabar na noitada, motivo da sua derrocada em Belo Horizonte. Será o titular e tem bola pra isso.
O Carlinhos era a bola da vez para ficar, principalmente pelo ótimo início de ano, mas teve uma queda de rendimento a partir da final da Copa do Brasil. Além disso, sua última contusão abriu espaço para o Rafael, que até hoje não fez sequer uma partida boa pelo clube, apesar de parecer que o Renato Gaúcho gosta dele.
O que se fala no clube: Gabriel será o titular, mas rola um “suspense” entre Rafael e Carlinhos, sobre quem será o reserva; um deles, provavelmente, será dispensado.
Quem o clube quer contratar: não há contratações à vista para essa posição
Quem o Conde Fidalgo gostaria de ver: estaremos bem servidos com Gabriel e Carlinhos, que pode recuperar o ritmo do início do ano. O Rafael só jogou bem no Flamengo, indo mal pelo Vasco, São Paulo e agora Fluminense.
Zagueiros – Falta um para compor
Desnecessário falar sobre o monstro Thiago Silva, o melhor zagueiro do Brasil. Com Luis Alberto e Roger, também estaremos bem servidos, sendo que o segundo ainda pode quebrar um galho (bom) na lateral-esquerda. Entretanto, os jovens Anderson e Sandro não podem ficar como reservas imediatos. O ideal seria contratar um zagueiro para a reserva do Thiago Silva.
O que se fala no clube: rola um boato de uma possível volta do Rodolfo, aquele que levava passeio de todo mundo, mas até que saia jogando razoavelmente bem – hoje joga de volante no Lokomotiv da Russia. Mas, é apenas especulação.
Quem o clube quer contratar: não há contratações à vista para essa posição
Quem o Conde Fidalgo gostaria de ver: como é para reserva, o zagueiro Chicão (26 anos) do Figueirense pode ser uma boa opção, pois é bom nas bolas altas e tem chute forte. Mas, a zaga titular é Thiago Silva e Luiz Alberto, com utilização constante do Roger, principalmente se formos para um 3-5-2.
Lateral-Esquerdo – o anão Junior César não !
Esse ano a comissão técnica apostou na volta do Junior César e no ex-Atlético(PR) Ivan. Se deu mal, porque nenhum dos dois deu conta do recado. O Junior César é um anão corredor, que marca mal e cruza ainda pior. O Ivan nem dá para comentar, lento, desligado, uma coisa horrorosa. Precisamos de 2 laterais.
O que se fala no clube: o Junior César tem algum prestígio, por incrível que pareça, mas não deve ser o titular para o ano que vem. O Ivan não deverá ficar.
Quem o clube quer contratar: o sonho da Diretoria é a volta do Marcelo por empréstimo até o final de 2008, para formar uma dupla de “alas” com o Gabriel. Se não der, o nome é o veiculado na imprensa no final de semana passado: Gustavo Nery, hoje no Corinthians.
Quem o Conde Fidalgo gostaria de ver: o nome do Marcelo é bom, mas resta saber se ele vai querer voltar, deixando de disputar um Espanhol e a Liga dos Campeões pelo Real Madrid. Outra opção, apesar de veterano (34 anos), é o Junior, que está na reserva do São Paulo, mas tem larga experiência em torneios internacionais. Gustavo Nery também não é mal. Na verdade, se livrar do Junior César e do Ivan será um grande reforço para a lateral.
Volantes – na média, são bastante limitados
Fabinho, Romeu, Maurício, Arouca...na base da correria e da falta de nomes bons no futebol brasileiro de hoje em dia, a Diretoria tricolor parece satisfeita com o que tem. Na prática, o time tem demonstrado grande dificuldade na saída de jogo, rifando várias bolas que poderiam ser mais bem trabalhadas. O Fabinho é correria pura, tem se esforçado bastante, mas tem grande dificuldade com a bola, idem o Romeu, sendo que este bate um pouco mais. O Maurício ainda não está pronto. O Arouca, que já provou que não é nem metade do jogador que achavam que ele seria, também corre bastante e até se apresenta para o jogo, mas tem sérias dificuldades em passes curtos e longos, sem contar chute a gol.
O que se fala no clube: parece que a Comissão técnica e a Diretoria estão satisfeitas com as opções, o que é mau sinal.
Quem o clube quer contratar: não há contratações à vista.
Quem o Conde Fidalgo gostaria de ver: apesar de ter voltado não muito bem, o Andrade, que mal está sendo aproveitado pelo Celso Roth, cairia como uma luva no Flu. Fabinho, Arouca e Romeu disputariam a outra posição, dependendo da “proposta de jogo”.
Meias - tirando o Thiago Neves, está feia a coisa
Caiu do céu a renovação do Thiago Neves. Nos 2 jogos onde o nosso melhor jogador não esteve presente, foi um Deus-nos-acuda aturar a saída de jogo dos nossos volantes para os senhores David e Cícero. Simplesmente, a bola não fica presa do meio para frente. O David é até esforçado, mas pouco tem a acrescentar. O Cícero até tem certa pose de jogador, cabeceia bem, mas a sua indolência e falta de interesse quando o jogo “pega fogo” revoltam até o mais calmo tricolor. Thiago Neves é imprescindível.
O que se fala no clube: apesar de ter sido esculhambado na imprensa pelo Renato Gaúcho, ainda há um boato da tentativa de contratação do Acosta, destaque do Náutico em 2007. O nome do Zé Roberto, por enquanto, é mera especulação.
Quem o clube quer contratar: Acosta do Náutico será tentado, mesmo tendo renovado o contrato com o clube pernambucano. A volta do Diego Souza também é comentada, se o Grêmio não for a Libertadores, mas pode ser jogada de empresário. Quem pode pintar nas Laranjeiras, e o Celso Barros adora, é o Renato, que atuava pelo Flamengo até o meio do ano e foi curtir os petrodólares árabes. Inclusive, dizem que esta ida do Renato foi simplesmente uma “ponte”, porque ele não poderia vir direto para o Flu, o que provocaria a ira da torcida rubro-negra; vamos ver no final do ano se é verdade...
Quem o Conde Fidalgo gostaria de ver: o Conde apostaria numa dupla que jogou muito bem no Atlético-PR: Jadson e Fernandinho, que hoje atuam no Shakthar Donetsk da Ucrânia. São 2 jogadores velozes, que jogam sempre em direção ao gol. Zé Roberto também é bom nome, mas seu comportamento fora de campo pode fazer seu desempenho despencar, como aconteceu no Botafogo atual. Renato, se for verdade, também é excelente nome.
Ficaríamos com Thiago Neves, Renato, Jadson, Fernandinho e Cícero (este como última opção).
Atacantes – tem que contratar!
Um dos principais problemas do Fluminense é o ataque: não temos hoje no elenco um atacante de “respeito”, aquele que mete medo na defesa adversária. O que temos é um atacante de bom nível técnico, mas envelhecido (Alex Dias), o Tiuí (que já perdeu o “efeito mágico” do Luxemburgo e...voltou a ser o Tiuí), o Adriano Magrão, que arrebentou na Copa do Brasil, mas perdeu o ritmo depois de sua barração pelo Renato e problemas de renovação de contrato, o Soares, que, assim como o Cícero, provou que não é sombra daquilo que alguns achavam que ele seria, o Jean, que já é velho conhecido da torcida carioca, com seu futebol de correria e poucos gols, além de praticamente não ter conseguido jogar pelo Flu, e o Somália, grandalhão, um mix entre o “Sebastian da C&A” e o “Lafond”, com seu futebol de caneladas, que conferiu 8 gols até agora no Brasileiro e teve até algumas poucas boas atuações.
O que se fala no clube: o Jean, que tem contrato até o final do ano, não deve ficar, apesar do Renato gostar dele; Alex Dias é uma incógnita, porque tem salário alto e o peso da idade, mas é um jogador experiente, pode ser que a comissão técnica aposte nele mais um ano; Magrão deve ficar, assim como o Soares, que até hoje não disse ao que veio; Somália, por enquanto, também está nos planos.
Quem o clube quer contratar: depois do Internacional ter se antecipado e contratado o Nilmar, Leandro Amaral é o nome da Diretoria. O Renato, segundo se comenta, já fez a cabeça dele para ser o titular no Flu na Libertadores; a segunda opção é o Washington, ex-Atlético-PR e hoje jogando no Japão.
Quem o Conde Fidalgo gostaria de ver: acho tanto o nome do Leandro quanto o do Washington bons, certamente muito melhores que os que estão hoje por lá; mas, também pensaria num atacante rápido e que também soubesse fazer gols (ao contrário do Jean e do Soares), além do Alex Dias estar chegando ao final e o Tiuí, bem, deixa pra lá. Meu nome? Magno Alves, o maior artilheiro do Flu em Brasileiros, que ainda está com 31 anos e fazendo gols nos campos japoneses.
Resumo:
Time Atual
FH, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior César; Fabinho, Arouca, David e Thiago Neves; Alex Dias e Somália
Time da “Especulação” do Clube
FH, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Gustavo Nery; Fabinho, Arouca, Renato (Acosta) e Thiago Neves; Alex Dias e Leandro Amaral
Time que o Conde gostaria de ver
Felipe, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Marcelo (Gustavo Nery); Andrade, Jadson, Renato e Thiago Neves; Magno Alves e Leandro Amaral
Reservas Imediatos: Diego, Carlinhos, Chicão, Roger e Gustavo Nery (Junior); Fabinho, Arouca, Fernandinho e Cícero; Alex Dias e Adriano Magrão.
Outras Opções: Berna, Anderson, Romeu, Soares
Boa galera, o Conde encerra aqui a sua coluna. O Campeonato Brasileiro está acabando, vem aí o Estadual e a Libertadores. Em novembro, teremos também as eleições para Presidente e Conselho Deliberativo – estes dois assuntos dominarão a esfera tricolor nos próximos meses.
Mas, o que a torcida anseia, é um time forte e capacitado para encarar a dificílima Libertadores da América. Além das equipes brasileiras, e lá estarão São Paulo, Santos e, provavelmente, o Grêmio, poderemos ter pela frente River Plate e Boca Juniors, famosos papões de títulos sulamericanos. Apesar do discurso para a imprensa ser outro (o famoso “vestibular” para a Libertadores), os corredores do clube parecem atentos para o fato de que, com esse time, o Fluminense não chegará longe em 2008. As contratações são altamente necessárias, assim como a melhora na estrutura do futebol, que evoluiu muito pouco em 2007.
Que Celso Barros e Branco tenham a sabedoria tricolor na hora de montar a equipe.
Um grande abraço
Ps. E você tricolor: qual seria o seu time para 2008?

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Enquanto isso, no reino dos crocodilos...


Pode parecer implicância da minha parte..

mas essa de trazer o Cuca de volta soou muito mal!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Aconteceu em Niterói...

Aconteceu neste final de semana a "1º Copa Beach Soccer Feminino Posto BR Amendoeira 2007". O campeonato, organizado por Carlos Garela e Alexandre Novaes contou com grande público e com a participação de seis equipes, todas de Niterói:


* Zona Sul Beach Soccer
* Icaraí Futebol de Areia (A e B)
* Niteroiense (A e B)
* Independente

No sábado, os times se enfrentaram em busca de uma vaga nas semi-finais; o Zona Sul e o Niteroiense B ficaram pelo caminho.

Domingo só teve jogão! Na primeira semi-final o Niteroiense, após empatar a partida a dois segundos do fim, garantiu-se na final após uma emocionante disputa de penaltis.



Após cobrança de penalti desperdiçada por Mariana, a vibração da equipe comandada pelo técnico Edilson.


Na outra semi-final o Independente empurrou 2 a 0 pra cima do IFA (A) e carimbou a vaga na final.

A grande final ficou por conta do Niteroiense e Independente, do técnico Felipe Cid.



Sob forte calor, o Niteroiense levou a melhor e foi o grande campeão da tarde; além do troféu de campeão também ficou com a artilheira da competição: Stephanie.



A população apoiou o projeto e pediu que a Prefeitura apoiasse mais ídéias como essa.

FALA GALERA!

"Quando saio do trabalho paro para ver o futebol. Acabou esse negócio de futebol ser só pra homem." André, morador de Icaraí.
"O futebol feminino é mais divertido que o masculino. Sempre acompanhamos os jogos". Juliana e Leandro, de Santa Rosa.



Patrocinadores:
FREE LANCE AUTOMÓVEIS
ICARAÍ BUREAU
FOKOS PUBLICIDADE
VIVA MAIS DROGARIAS
LEVE ÁGUA
MINISTÉRIO DAS PIZZAS
CASA DAS TELAS
RESTAURANTE ALUADA
SENSUALIDADE
AUTO CENTER
PRAIA GOURMET
COOPTAX
TEREZA GARCIA
PLANET IDIOMAS
POSTO AMENDOEIRA BR
Parabéns a todos que apoiaram esta iniciativa!
Google