Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2008

IGUAL NÃO TEM, NEM TERÁ (Por Áureo Ameno)

Em 1987 inventei o verbo romariar. Um menino surgia no Vasco, fazendo coisas incríveis com a bola nos pés e na cabeça, apesar da baixa estatura. Romariar significava arrancar a trezentos quilômetros por hora com a bola sempre dominada. Romariar significava seguir a corrida do craque que só terminava com a bola na rede adversária. Romariar significava escravizar a bola e eletrizar o Maraca superlotado. Romariar significava balançar a rede inimiga. Romariar significava, enfim, a arte mais artística do futebol. Depois tentei bismarkear, soratear, jardelear, mais recentemente, até waldiranear......mas nada igual ao romariar. E ele andou romariando pelo mundo e pior: romariou até contra o clube que o revelou. Talvez por isso não seja tão ídolo como outros que vestiram o manto cruzmaltino. Mas era um gênio. Repito o que já disse milhões de vezes: os melhores do mundo, em todos os tempos – Pelé, Garrincha, Romário, Maradona...e aí paro pra pensar. Aí vem o resto. E quando falo em resto falo numa multidão de craques. Nenhum porém tão dono da área como ele. Nenhum porém, com tanto “furor golerino” como ele. Depois dele, as áreas não serão mais as mesmas. Não me canso de ver os seus gols. Agradeço a Deus e à tecnologia por esses momentos maravilhosos. Deus, que apontou pra baixo, pro baixinho e disse...”Esse é o cara”.E era mesmo. Tecnologia que nos permite rever a todo instante lances maravilhosos do futebol arte. Futebol exportação. Engraçado, foi o treinador Muricy, do São Paulo, dizer que não recomenda Romário como treinador. Já estou até ouvindo o baixinho responder com toda a sua irreverência: “Eu também nunca recomendei o perna de pau Muricy como jogador.” Romário não precisa fazer mais nada para mostrar ao mundo. Já mostrou todo o seu repertório. Escreveu com os pés um dos capítulos mais bonitos do futebol mundial. Na verdade, é como ele próprio diz: não deixa sucessor. Ninguém igual a ele. Pelé, Romário, Ayrton Senna e outros poucos são gênios que só aparecem de século em século.



Colaboração quinzenal de Áureo Ameno para o Blog do Garça
ameno@globo.com

19 comentários:

Rafael Garça disse...

Romário foi, sem dúvidas, o maior jogador da minha geração! UM CRAQUE!
O maior que vi jogar...

Anônimo disse...

Romário é o cara mesmo...como jogador e pessoa!!

confionomengao disse...

Rafael, Romário é rubro-negro segundo um jornal carioca que não me recordo o nome estou quase indo na banca comprar só pra escrever o texto aqui na net huahuaa.

Só você? TODOS SENTIMOS MUITO COM A SAÍDA DO BAIXINHO, ROMÁRIO É REI!

ACABEI DE FAZER UM TEXTO SOBRE O ROMÁRIO NO MEU BLOG.

www.ConfionoMengao.blogspot.com

Zêro Blue disse...

Parabéns pelo texto.

O Baixinho merece todas as homenagens.


Grande lenda do futebol canarinho.

Saudações Celestes
AQUI TEM NOTÍCIAS
AQUI TEM DISCUSSÃO
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Pâm Cristina LF* disse...

Olaa Rafa tudo bem?
Tanks por passar no meu blog fiquei muito feliz..espero que volte sempre viu!!

Então, ficou feliz pelo Romário, e vc escreveu um belo texto, mas sinceramente eu odeio ele!!

Bjss e passa lah no meu postei sobre o problemático Carlos Alberto..até mais!!

:D

Alexandre Massi disse...

mto bom texto!! Romário é até hoje, junto com zidane, o cara mais foda que vi no futebol!

Filipe Araújo disse...

Igual não terá!
Bacana o blog! dê uma passada no meu depois.

Abrazo!
http://gambetas.blogspot.com

Bruno Muniz disse...

E ai Rafael, ~
to passando pela primeira vez no seu blog, não conhecia...Muti bom ele hein...E o Romário mostrou que tamanho não é documento, e que agilidade vence a força...Um dos maiores jogadores que eu ja vi jogar...Mais outros virão, e fique de olho no Danilinho, porque esse promete...Se quiser podemos trocar links...entra lá no meu blog tem post em homenagem ao Danilinho e aos craques baixinhos....
Abração

Bruno Muniz disse...

Esquecei de dizer meu blog é galoparasempre.blogspot.com

Diego Louzada disse...

Gênio que tantas vezes me brindou com seus gols e me deu raiva com suas declarações. Um mestre na arte de fazer gol. Feio, bonito, de direita, de esquerda, de cabeça. Um jogador que mudou com o tempo, de arrancadas explosivas ao posicionamento perfeito e sempre fazendo a alegria das torcidas e tristeza dos zagueiros. P** kiu pariu, eu vi o Romário fazer 1.000! Eu tava lá...ehehehe Abraço!

Gerson Sicca disse...

Rafael, obrigado pela visita e pelo convite. Outra hora passarei com mais calma. é que estou com problemas de saúde que não me deixam ficar no computador.Até para atualizar o meu vai ser difícil
Legal o blog. Parabéns.
Abraço

Anônimo disse...

Não sou mto fã de futebol e tampouco entendo, mas acho que por isso mesmo eu tenho mais razão.. nunca achei Romário um craque de bola... quem tem talento é visto por quem entende e por quem não entende patavinas de futebol... o que vejo nele é um carisma fora do comum, pois o cara é marrento, se acha e mesmo assim tem uma legião de fãs... não acho que ele tenha deixado o futebol porque a verdade é que ele nunca esteve nele.. o Romário é o lado oposto do comprometimento, do espírito de equipe, de humildade. Ele é um jogador que é capaz de acabar com o desempenho da própria equipe, pois ninguém gosta de trabalhar ao lado de um cara cheio de marra, que não faz poha nenhuma, enquanto outros dão o sangue para só ele levar o mérito... é vc correr o campo inteiro, driblando um, dois, acertando os passes e, na cara do goleiro, entregar a bola para o baixinho fazer o gol.

Resumo, acho que ele já vai tarde e não acho que seja exemplo a ser seguido por ninguém.

Bjos!!!



P.S. n me odeie!

Anônimo disse...

Incrível como o Romário conseguiu, mesmo com uma carreira tão polêmica e conturbada, cair nas graças da torcida brasileira. Marrento e no mais pleno jeitão "poucos amigos", ele é querido pela maioria. Com toda a razão, claro. O Rei... da pequena área.

Anônimo disse...

Faço do teu comentário o meu, viu? Um craque.

Filipe Araújo disse...

adicionado no Gambetas che.

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

ps.: Moreno, Ramón Díaz, Macnelly Torres e Kléber Pereira são as novas figuras da Copa no Gambetas.

Rafael Garça disse...

Olha...o PC falou tdo no blog dele.

O Romario foi o craque que jogou aqui pertinho de nós...ate foi pra Europa...mas no auge da carreira, após o titulo da copa de 94, ele veio pro Flamengo, e daqui nao mais saiu, ainda desfilu seu talento por flu e vasco.

Ricky_cord disse...

Romário foi um grande jogador, apesar da sua baixa estatura conseguia fazer a cabeça em água aos defesas....

Unknown disse...

Romário é uma lenda. Cravou seu nome na história do futebol. Que no próximo século aparece um novo Romário.
até mais
blog atalizado

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Telefone VoIP, I hope you enjoy. The address is http://telefone-voip.blogspot.com. A hug.

Google