Páginas

sábado, 29 de março de 2008

Viva a parcialidade!

Já faz um tempo que eu estou escrevendo algumas linhas sobre a questão da imparcialidade, não só na imprensa, mas nos indivíduos como um todo. o texto ainda não havia ganhado forma, e não tinha uma razão que o ilustrasse e fizesse com que saisse dos meus rascunhos.
Essa semana, porém, li no Blog "Sou Cruzeirense", do amigo Carlão Azul, um texto assinado pelo jornalista Bruno Mateus, que analisa om comportamento da mídia mineira em realação a uma suposta diferença de tratamento na imprensa entre Cruzeiro e Atlético. É quase uma teoria da conspiração.
Apesar de achar o texto coerente e bem escrito eu discordo de quase tudo. Eu, de fato, enxergo uma boa vontade maior no que diz respeito as "coisas" do Atlético - Sim! tudo é maior, tudo é mais bonito e mais emocionante quando se fala do Galo.
Segundo o Bruno, apoiado pelo Carlão e por quase 90% dos visitantes de seu Blog a imprensa mineira é atleticana!

o que eu acho...

Espero que eu consiga me fazer entender, amigos. É que eu acho isso tudo uma grande bobagem.
A imparcialidade não existe, e nem deveria ser forçada a existir, pois ela é, em essência, falsa, mentirosa.
Qual mal há num sujeito parcial, como eu, diga-se de passagem. Sou Flamengo! E as questões que envolvem o meu time sempre terão um tratamento especial, um toque de efeito.
Eu sou contra a parcialidade maldosa, aquela que se finge de imparcial para formar opiniões e manipular o senso comum que, até admito, que possa ser em parte o que acontece com a imprensa mineira.
O que eu quero dizer é que no fundo é muito melhor se declarar PARCIAL, e pronto!
Todos nós, eu digo TODOS, somos parciais. Pra mim, os imparciais são uns vigaristas Toda crítica e todo elogio são pessoais, por mais que seja necessário camuflar essa verdade.
Não é uma agressão à ética ser parcial, desde que não seja mentiroso, malicioso.

Nelson Rodrigues disse:
"O ser humano é capaz de tudo, até de uma boa ação. Não é, porém, capaz de imparcialidade. Só acredito na isenção do sujeito que declarar que a própria mãe é vigarista."

Qual imparcial declararia a própria mãe uma vigarista?

Em tempo: a parcialiade cabe, quase sempre, apenas no meio esportivo e, insisto, desde que não seja suja e desonesta, aquela que varre a poeira pra debaixo do tapete, ou encobre uma cagada de alguém.

Viva a parcialidade (pura e inocente)!

------------------------------------------------------------------------------

O endereço do Blog Sou Cruzeirense é: http://soucruzeirense.blogspot.com/
O Bruno Mateus (que não conheço) é jornalista e reside em Buenos Aires - Argentina.
E-mail para contato: bvasconcelos@pop.com.br

Um comentário:

Wallace Graciano disse...

O jornalismo em si é parcial.

A busca pela imparcialidade resulta cair em questões éticas e em valores que você carregou pela vida inteira.

Por mais que dois jornalistas vejam o jogo do mesmo ponto do campo, o texto não irá se assimilar.

Aqui em Minas enfretamos uma "ditadura alvinegra" nos meios de comunicação. Falo isso, pois já trabalhei na assessoria de imprensa do América-MG e eles também questionam o espaço dado ao time alvinegro.

A rádio de maior audiência no estado, que se entitula a "rádio de minas", tem como diretor/presidente, um atleticano declarado e conselheiro do clube de lourdes.

Um cruzeirense criticar o clube alvinegro lá e enaltecer o trabalho celeste é quase que uma heresia.

Me espelho em alguns jornalistas como Juca Kfouri e Mauro Beting, que não recebem dinheiro dos clubes para viagem- o que acontece no meu estado com alguns "jornalistas"- e tem seu time declarado, mesmo assim, mantendo um nível crítico elevado ao discutir um duelo entre sue clube do coração e outro qualquer.

Eu tenho meu visão política, meu clube do coração, minha comida preferida, meu estilo musical e cada jornalista tem o seu.

Agora, colocá-lo no papel e criar argumentos pífios para defendê-lo, não acho que é o correto.

Google