Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2008

A torcida alvinegra

Tenho um amigo que estima em 17 pessoas os alvinegros existentes no mundo. Esse exagero caricatural, porém, não deixa de ter o seu fundo de verdade. E de fato: a torcida alvinegra é pequena.Se comparada à do Flamengo, á do Vasco, some, desaparece. Mas apresenta uma característica que falta às demais. É a torcida patética. Nem todo mundo pode imaginar o que é "ser Botafogo". Vejam um vascaíno, um rubro-negro e um tricolor. Eles se parecem entre si como soldadinhos de chumbo. Reagem diante da derrota, da vitória e do empate de maneiras bem parecidas. Sua euforias e tristezas são equivalentes. Mas há, no botafoguense, coisas que só ele tem e que o distingue dos outros. Eu falei no patético que me parecia ser a virtude mais pessoal do botafoguense autêntico. Sim, amigos, é um ser que sofre e que, mais do que isso, gosta de sofrer e PAGA para sofrer.No fundo existe no alvinegro um pouco de esquisitisse. Ele só está feliz e realizado quando arranca os cabelos e chora baldes de lágrimas.Ponham uma barba postiça num torcedor do Botafogo, dêem-lhe óculos escuros, raspem-lhe as impressões digitais e, ainda assim ele será inconfudível. Por quê? Pelo seguinte: há no Botafogo um pessismismo mortal. Eu pergunto: Por que vamos aos campos de futebol? Porque esperamos a vitória, oras! Esse otimismo é o impulso que nos leva a comprar o ingresso e vibrar os noventa minutos. Não importa se nosso time está perdendo de 4 a 0. Até o penúltimo segundo, nós ainda esperamos a virada, ainda esperamos a reação. Pois bem: o torcedor do Botafofo é único que, em vez de esperar a vitória, espera a derrota.No dia em que tirarem do alvinegro o direito de sofrer ele ficará inconsolável, como um ser que perde sua função e o seu destino.Desta vez, porém, os alvinegros devem estar espantadíssimos. O time já não lhe parece querer repetir as decepções de outros tempos. Está vencendo ou, na pior das hipóteses, empatando. E além do mais, desponta como líder e sente a possibilidade do título. Ganhando ou não, seja como for, a rotina do sofrimento está se quebrando. É uma experiência nova para quem adquiriu o hábito, o vício, quase a volúpia das derrotas sistemáticas.O triunfo tem isto de bom: acorda e ressucita o torcedor infiel, que só aparece nas vitórias.Os 17, que eu me referia no começo hão de estar presentes em qualquer circunstância, sobretudo na adversidade. É de uma fidelidade que impressiona.Mas como o time está fazendo bonito, botafoguenses que pareciam mortos há uns 3 ou 4 anos, passaram por uma verdadeira ressurreição.Os 17 já não são mais 17, amigos. Mas, talvez, como na final da Copa do Brasil, contra o Juventude, essa não seja a verdadeira torcida alvinegra.

3 comentários:

Zêro Blue disse...

Isso é maldade com os torcedores, héin Garça, 17 pessoas, que loucura, hehehehehehehe

NOTÍCIA BOMBÁSTICA NO BLOG, ENTREM E DEÊM UMA ESPIADINHA..... VERDADES FINALMENTE SENDO PROCLAMADAS.

Saudações Celestes
Notícia sobre texto bombástico no Site
Texto bombástico no Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Ricky_cord disse...

Os jornais andam por aí a falar que o Benfica está interessado no Thiago Neves, mas nada há de concreto ainda acho eu. É bom jogador?

Anônimo disse...

injustiça sua;eram 17 torcedores quando eles tinham uma "kombi" prá ir ao MARACANÃ.agora já compraram um ônibus ,pois "subiu" prá 44 "sofredores".rsrsrsrs...

Google