Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2007

Papo com o Canhota

Você consegue imaginar um jogador de seleção brasileira, campeão mundial e conhecido internacionalmente sem um empresário? Assim era nos tempos de Gérson, o canhotinha de ouro.
Eu estive no Caio Martins* e bati um papo com ele sobre a ação dos empresários no futebol. O "canhota", como é chamado, se mostrou a favor do bom empresário e criticou aqueles que ele chama "de aproveitadores de plantão".
Confira a entrevista!



Você teve empresário quando era jogador?

Na minha época de jogador não existia essa figura do empresário de futebol, quando muito tinhamos um procurador, que no meu caso era o meu sogro. Era apenas uma pessoa pra cuidar da papelada e da burocracia. Era muito mais um amigo do que um profissional.

Você é a favor ou contra o empresário de futebol?

Eu sou a favor do bom empresário. Aquele que ajuda o garoto que está começando, e dá uma estrutura para o menino poder apenas pensar em jogar futebol. Mas infelizmente o que vemos por aí são centenas de aproveitadores de plantão que só pensam em comprar e vender e, quase nunca, se preocupam com a carreira do atleta. O empresário pega um menino e leva pra Rússia, ele não quer saber se o garoto está bem ou se tá precisando de alguma coisa.

Na sua opinião, hoje, é possível um garoto ingressar em um grande clube atavés de uma peneira, chegar ao profissional e à seleção brasileira sem ter um empresário?

Impossível! É impossivel que isto aconteça sem que o menino tenha um empresário. Ele nem entra no clube, ou se entra lá mesmo já será cercado por alguns deles.

Você acha que a Lei Pelé é a grande responsável pelo surgimento deste tipo de empresário?

Com certeza! A Lei Pelé fez com que o jogador deixasse de pertencer ao clube para que pertencesse a ele mesmo, mas na prática o "dono" do jogador é o empresário. Estão sendo discutidos meios de aperfeiçoar a lei e espero que isto aconteça o mais rápido possivel.


*Gerson é administrador do Caio Martins.

6 comentários:

Bezao disse...

Esse empresários dominam o futebol brasileiro...é uma pena pq pagam pra jogadores horríveis serem titulares dos clubes, será que o mesmo não acontece com a seleção brasileira????

Nanda Belém disse...

Caramba Rafa... seu blog tá muito legal!!! Vc escreve muito bem garoto!!!! q orgulho! hauahuahauhauhau

Mas é sério... vc ta mandando muito bem mesmo!!!! continua assim, q vai longeeeeeeee!!!!!

sucesso!

beijossssssss

ARNALDO BONNARD disse...

MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO BLOG,O CONTEÚDO É MUITO BOM;SOBRE O ASSUNTO DOS EMPRESÁRIOS SÓ FALTOU ACRESCENTAR QUE TB EXISTEM AS GDES EMPRESAS DE MATERIAL ESPORTIVO, QUE "EMPURRAM "JOGADORES E FORÇAM SUAS ESCALAÇÕES, INCLUSIVE NA SELEÇÃO ...ABS...ARNALDO BONNARD

Diogo Calixto disse...

Gostei muito, bem direta e com uma pessoa que !!! - Nossa Senhora, entende pouco de futebol né?
rs.
Sucesso pra voce !!! Abraço meu camarada.

IRIDIO DANTAS disse...

MUITO BOM ESTE BLOG .PARABÉNS.

abner queiroz disse...

parabéns pelo tema escolhido.abs.

Google