Páginas

domingo, 3 de maio de 2009

Clima da Final - Botafogo

Hoje vou postar aqui dois textos que, talvez, representem o sentimento para esta final na visão de flamenguistas e botafoguenses. Este foi retirado da Coluna do João Roberto, na Globoesporte.com - o Zé Fogareiro.


_____________________

VAMOS GANHAR!

Fala, Zé! De punhos cerrados, repita três vezes o título de hoje. Olhai por nós, meu São Nilton Santos! “VAMOS GANHAR”, estão aí duas palavrinhas tão fáceis e tão complicadas ao mesmo tempo. Fáceis porque são a obsessão óbvia de todo torcedor Botafoguense para esse domingo e estão na ponta da língua, ou melhor, na ponta da Estrela. Fáceis também porque, vindas de Botafogo, elas fazem os urubus suspirarem. No fundo, no fundo (e é lá que eles gostam mais de sentir…rs), a mulambada sabe que esse ano a história vai ser diferente. O lado difícil dessas palavras - e bem mais variável - é que infelizmente dependem do grau de vontade de cada soldado que vai pra luta. Nas arquibancadas, confiança e raça não vão faltar. Não tem outro resultado. A vitória virá. O tempo é de afirmação. Nada de “poréns”, “porquês”, “mas”… Chega! É hora de acreditar. E pode anotar aí, Zé, venceremos essa guerra. Estou tão focado nessas duas palavras do “abre alas” de hoje que fiquei até com dificuldade de escrever. Não há mais o que falar. A motivação é o caminho que nos trouxe até aqui. Suar em Xerém, em Friburgo, em Cabo Frio, em Saquarema e tantos outros lugares foi a glória de cada jornada, que tornou esse momento ainda mais especial. Não estamos na borda de um jogo qualquer, trata-se do triunfo final. A tendência natural é que as testemunhas oculares vestidas de Preto e Branco sejam as mais felizes, na saída do Maracanã. O primeiro foi um jogaço e a previsão é de mais uma batalha épica para esse próximo dia 3 de maio.
Se vamos jogar com ciclano, ou desfalcado de fulano, pouco importa. O próximo embate vai ser diferente. Não vai ser o Juninho, muito menos o Leandro Guerreiro, que vai pro jogo. Quem vai entrar em campo será a vontade de gritar “É Campeão!” de cada torcedor. É muita responsabilidade e os jogadores precisam ter isso em mente. Que a motivação do mestre João Saldanha contagie o nosso vestiário. Domingo será dia de chororô, sim. E você está convidado, Zé, pois o único choro que veremos será o tradicional chorinho de mais chope na Taça que brindaremos. Com direito a um baile dançante beneficente, em General Severiano. O grande convidado da noite será o antigo Praga da Turma da Xuxa, que hoje é mais conhecido como Juan, lateralzinho do framengo. Ele vai nos mostrar os passos da nova dança do MaicoCréu. Alegria no rosto e ingresso na mão, Zé, se é que a peste dos cambistas deixou. Aos que não vão, está devidamente entregue o convite para festejarmos o título, juntos na nossa sede, em caso de vitória. Não estou com clima de “já ganhou”. Longe disso. Essa empáfia não faz parte da nossa cartilha. Só estou tentando inflar um pouco mais a nossa busca por nos legitimar como os melhores do Rio.
Não tive a pretensão de fazer mais um texto motivacional, até porque eu já tinha sido bem mais feliz na quinta-feira passada. Aliás, acho que merece mais uma lida nessa crônica, que resumiu um pouco do nosso sentimento. O esquadrão Alvinegro está focado e unido lá em Saquarema. Por enquanto, a possibilidade do Magosuel jogar é remota, fato que sozinho já tira o sono do bota de gelo do Cuca. Como disse, quem vai jogar não me interessa. Qualquer um que entrar com essa Estrela Solitária no peito tem que honrar as nossas tradições. Agora, deixa aí a sua mensagem de Campeão. Te vejo na rampa da Uerj para a última subida antes do Caneco. Abraço, Zé!

Um comentário:

Fernando disse...

Até que em fim uma "homenagem" ao nosso querido GLORIOSO..
Outra pergunta que não quer calar: será que o "SHErife" da gávea faz sua despedida hoje ou é mais uma jogada de marketing ?
Galera do mengão, vamos aprender a escrever né, hj em dia tem alfabetização pela televisão, nem precisam ir a aula para aprender. Escrever errado em uma bandeira para o brasil todo fica feio... SHERIFE foi d+.
abraços a todos e boa sorte ..
Fernando neros Nu

Google