Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Já ia me esquecendo de meter o pau na Lei Seca...

Por Rafael Garça
Semana passada estava decidido a assitir o Fla-Flu em casa mas domingo, logo pela manhã, um amigo me ligou, botou uma pilha e me convenceu, sem nenhuma dificuldade, a ir pro Maracanã. Por volta de meio dia ele passou na minha casa e partimos pro estádio. Nas ruas o clima era de decisão, torcedores desfilavam orgulhosos com as camisa do time do coração.

No caminho pro Maraca tudo tranquilo; bandeira do Mengo na janela do carro ao cruzar a ponte e o hino nas alturas! Primeira coisa a se fazer quando chega no estádio? Entrar no clima, certo? Sentamos no boteco de sempre (alô, Sarney!!), pedimos uma 'cerva' e começamos a resenha. O interessante é que quando você se dá conta o bar todo já entrou no assunto que acaba virando um grande bate papo e, entre um gole e outro, se há uma opinião polêmica vinda da mesa ao lado o sujeito que está lá no fundo do bar grita, ainda com a boca cheia de cebola: "Tá tudo errado!!" e emenda sua teoria a respeito do quer que seja. Fala-se sobre tudo: o futebol e todos seus pormenores, política, segurança pública, medicina, enfim... tudo! No bar somos especialistas em qualquer assunto, e dos bons!


O tempo passa e o bar vai enchendo... - "Pai, pede uma porção de batata frita!" - grita o menino da mesa ao lado, - "Sarney, solta uma aí!" - , emenda um senhor que acabara de entrar.


___________________________________


É isso, galera! Por hoje é só... até a próxima.




___________________________________


Pois é, foi mais ou menos isso que aconteceu. De repente o dono do bar começou a fechar as pesadas portas de ferro e distribuir as contas com a mesma pressa que de quem sai das Barcas (ainda vou descobrir porque as pessoas correm quando saem das barcas), enquanto isso policiais militares e guardas municipais andavam de um lado pro outro do lado de fora, aos gritos: "Vamos! Fechando e circulando!! Fecha aí!! Circulando!


Todos que ali estavam foram pegos de surpresa. Não teve conversa. Todos os barres num raio de duzentos metros do estádio* tinham que ser fechados ou interromperem a venda de bebidas alcoólicas duas horas antes e duas horas depois do jogo.

* Para quem não sabe, o prefeito Eduardo Paes assim determinou logo ao assumir a Prefeitura do Rio, dizendo ser uma das SOLUÇÕES para a violência em jogos de futebol.

Andamos dois quarteirões onde, teoricamente, já podia beber (não tinha ninguém medindo) e os bares estavam entupidos de gente. Vai entender... duzentos metros fazem tanta diferença?


Ora bolas, que lei besta! Vocês acham mesmo que são essas pessoas as responsáveis pela violência nos estádios? Todos que acompanham futebol ou já foram a um estádio de futebol sabem que quem está mal intencionado já vem bebado ou drogado de onde quer que seja. As torcidas organizadas já estão nas ruas, nos seus bairros, promovendo pancadaria desde cedo, muitas e muitas horas antes do jogo começar. As brigas entre torcidas são marcadas pela internet uma semana antes dos clássicos (isso dito pela própria polícia). Para os marginais pouco importa se vão ou não vender cerveja no entorno do Maracanã. Uma briga motivada pelo consumo de bebida misturada com a paixão pelo futebol pode acontecer a duzentos metros do estádio como pode acontecer a três mil quilometros dali, num botequim na Paraíba ou em qualquer parte do Brasil.


Antes do "boom' da violência nos estádios CAUSADAS PELAS ORGANIZADAS se vendia bebida DENTRO do Maracanã (tinha BAR lá dentro) e ninguém se matava por causa disso.

É preciso repensar essa medida e ver se não existem outros fatores que contribuem mais para a violência. Lembrando que o que escrevo aqui em nada tem a ver com a Lei Seca pros motoristas, aliás, esta sim uma bela medida que está contribuindo muito para a diminuição dos acidentes envolvendo vítimas fatais.


Para finalizar: eu perguntei à um PM que estava de serviço no dia do jogo - " E aí, amigo! Essa lei seca tá adiantando?" - Ele me respondeu EXATAMENTE assim - "Tsc, lei seca é o car**lho, marginal não tá nem aí pra isso"



Pensamento do dia: "Nunca fiz amigos bebendo leite."



Um comentário:

Unknown disse...

Na minha opiniao o fato de não poder perto do maracanã causa um transtorno ainda maior... As pessoas estão bebendo perto de casa e vão alcoolizadas até o maracanã, sendo assim aumenta o risco de acidentes no transito..
SENHOR PREFEITO, POR FAVOR REVEJA ESSA LEI IDIOTA.

Fernando Neros Nu

Google