Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Miaauuu!!

Vira e mexe ouvimos falar de algum caso de jogador que tenha adulterado a idade para se dar bem no futebol, os chamados "gatos". Recentemente, num exemplo mais famoso, descobriram o Carlos Alberto, que jogava no Figueirense, e estava de malas prontas para o São Paulo. Carlos Alberto dizia ter cinco anos a menos do que sua idade real mas foi pego e, além do processo civil e criminal, foi afastado dos gramados por um longo período.

Carlos Alberto confessou a irregularidade nos documentos e disse que seu empresário, na época de juvenil, foi quem lhe fez a proposta.

Casos como esse são muito comuns Brasil a fora, principalmente nas divisões de base dos clubes pequenos, uma vez que ao chegar diretamente a um clube grande seria muito arriscado devido ao grande controle e investigação junto aos cartórios e maternidades.



Eu conversei com o jovem goleiro Guilherme, que já jogou futebol de salão no Clube Central, AABB, Canto do Rio F.C. e no mirim do Fluminense, além de passagens pelo futebol de campo no infantil e juvenil do América, onde ficou de 2003 até 2006 e foi campeão da "Rio de Janeiro Cup" e da "Copa Coréia/Japão", que contou com a participação de todos os grandes clubes do Rio de Janeiro.

Com apenas dezoito anos, Guilherme está a procura de um lugar ao sol no concorrido mundo da bola e falou sobre a questão dos "gatos" no futebol. Ele conta que a prática é comum nas categorias de base e que diversas vezes já foi abordado por empresários para adulterar os documentos, diz até que já pensou sobre o assunto e chegou a aceitar a oferta, mas ao conversar com seu pai percebeu que os riscos eram muito grandes e não valia a pena.

"_No ano passado um empresário ofereceu de me levar prá Indonésia, o clube dava alojamento alimetação e transporte, mas as duas condições para o fechamento do negócio era ele receber 50% de tudo que eu ganhasse e eu ter que adulterar dois anos de minha idade" conta Guiherme.

Segundo ele vários meninos aceitam a proposta e embarcam no "gato": _" Muitos meninos da Bahia, lá do Nordeste já chegam aqui com a idade adulterada. Eu mesmo conheço um menino de Niterói que vai pro Inter que nasceu em 87 e vai como 92. No começo o garoto se destaca muito, mas depois nivela quando vira profissional."

O jovem goleiro diz que ainda não perdeu as esperanças e continua em busca de um espaço de forma honesta e vencendo pelo talento.

Boa sorte, Guilherme!

7 comentários:

Anônimo disse...

E quem não se lembra do caso Sandro Hiroshi... Boa sorte pro garoto ai!

Anônimo disse...

Grande Guilherme! tem tudo pra ser um grande goleiro...o grande problema é quem nem sempre o TALENTO MANDA.... mas vá a luta

Anônimo disse...

Olá! Achei o blog atraves de um link no "Besteiras do Orkut".
Eu acho que deve existir muito jogador famoso que é gato e ninguem sabe!!

Vai dizer que Renato Augusto tem 19 anos?? bahhh pelo menos uns 22

Anônimo disse...

dizem que o gde JAIRZINHO ,ídolo da COPA DE 70 era "gato"...e nunca teve problema nenhum...

Anônimo disse...

mudando de assunto.. quero saber do DVD que prometeram algumas semanas atras.. estou no aguardo do nome do ganhador pois mandei minha frase..
mas eu conheco um cara que se diz ter 21 anos e tem no minino uns 26 o nome dele é markinho magnolia quem conhece sabe.. domingo vai ter festa dele comemorando 21.. fala serio.. vai mentir la longe.

esse blog tá show de bola.. parabens.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus... Se Vampeta tem só 32 eu tenho 12...

Rafael Garça disse...

O DVD SAI QUARTA FEIRA...



MARKINHO TEM 21??

Google